-
Arquitetos: Takashige Yamashita Office
- Área: 299 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Ken’ichi Suzuki
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto é uma clínica odontológica e ortodôntica pediátrica, localizada em Saitama, Japão. A área ao redor do local foi amplamente ocupada por árvores da espécie zelkova durante séculos, algumas das quais ainda permanecem no jardim do cliente. A família do cliente administra, há 60 anos, imóveis residenciais e odontológicos, cercados por vegetação. A clínica existente oferece principalmente atendimento odontológico regular, enquanto ocasionalmente trata de pacientes ortodônticos e pediátricos. Com a crescente demanda por esses serviços, o cliente decidiu construir um anexo para tratamentos odontológicos e ortodônticos infantis.
Sugerimos uma clínica junto as plantas ao redor do terreno, como parte do fluxo da paisagem do jardim para a cidade. Em meio aos pequenos pátios jardins introduzidos entre os volumes e elevando-se pelo telhado, as salas de tratamento oferecem um cenário calmo e confortável, abraçado na natureza, aliviando a ansiedade dos pequenos pacientes.
Os arbustos também funcionam como uma proteção de privacidade para cada sala. Além da prática odontológica, a clínica também abriga uma academia, para programas de quiropraxia e exercícios planejados em conjunto com tratamentos médicos, com base na crença “A saúde bucal vem com a saúde física e mental geral”. A variedade de materiais utilizados na parede exterior / interior, no piso de cada volume e os diferentes níveis do térreo conferem ao espaço um espírito lúdico, que os visitantes podem desfrutar.
A relação entre a cobertura e cada volume também varia, de forma a encostar na borda, deslocar, cortar ou penetrar, de alguma maneira todos esses elementos, que são reunidos sob o telhado prateado reflexivo fosco. A cobertura contínua, segue o formato da montanha e do vale, cobrindo os consultórios e sendo ocasionalmente perfurada pelos pátios, permitindo a incidência da luz solar no térreo para o cultivo de plantas na parte inferior.
A sua forma dobrada, que se assemelha aos telhados de duas águas das casas vizinhas, permite estruturalmente um sistema autoportante com uma quantidade mínima de pilares. A cobertura se estende e forma um beiral em balanço na praça de entrada e sobre o jardim frontal aberto para a rua. Cercada por vegetação e árvores, a clínica não só cria uma atmosfera relaxante para os jovens pacientes, mas também, oferece um espaço para abraçá-los e cultivá-los.